junho 22, 2006

Sophia em: E o país respira futebol...

Creio que nós mulheres quase nada sabemos a respeito desse esporte tão antigo chamado “futebol”. Aliás, segundo estudiosos esse esporte nasceu na Idade Média na Inglaterra, e consistia num jogo com cerca de 400 a 500 participantes de cada time correndo atrás de uma bola de couro e levá-la até a meta adversária, a entrada norte e sul da cidade usando os pés e as mãos e isso devia ser absolutamente divertido e muito confuso! Mas, relatos históricos a parte, vamos nos transportar a atualidade!
Dentre as inúmeras alusões que fazem ao nosso país o futebol é uma delas. Grande parcela dos estrangeiros ao ouvir a palavra “Brasil” povoam sua mente com imagens de um país cheio de praias, sol, carnaval, mulheres semi-nuas rebolando pra todo lado, uma vasta floresta povoada por animais selvagens e tribos inteiras de índios tupiniquins!
É impossível em plena copa do mundo se abster do futebol, o mundo respira esse assunto e todos os meios de comunicação contribuem para isso.
Sem contar que tudo fica verde e amarelo! São bandeiras, faixas, camisetas, a torcida grita junto, chora junto, fala mal do juiz e pinta até a cara quando é por uma boa causa, sai pras ruas pra comemorar tudo o que é festa, pode ser carnaval, gols da copa e até pra fazer impeachment o brasileiro se une numa grande corrente verde e amarela!
Todo mundo se transforma um tiquinho em técnico de futebol, tira esse, bota aquele, e haja palpite!
A criançada volta a colecionar figurinhas como antigamente, e os fanáticos pelo assunto marcam nessas tabelas que são distribuídas por aí todos os resultados da copa! Muitos idosos esquecem as tranqüilas partidas de dominó com amigos na beira da praia ou na mesa do boteco e passam a acompanhar as tais tabelinhas futebolísticas que faz de qualquer leigo um expert no assunto, pois essas tabelas contem tudo sobre a copa, os jogos, grupos de países, dias e horários das partidas, nomes dos zagueiros, juízes que vão apitar o jogo, e os campos a serem preenchidos com os resultados dos jogos da copa, enfim... é uma verdadeira bula do assunto e a única contra-indicação é que no final seja Brasil x Argentina, aí agüenta coração, pois os efeitos colaterais são perigosíssimos! E quando é dia de jogo do Brasil, o país para! São milhões de brasileiros de olhos vidrados na TV que se emocionam no momento do hino nacional, é um momento mágico que nos faz esquecer todas as dificuldades do país e nos dá um grande orgulho de sermos brasileiros... Durante a partida o tal coração verde e amarelo vai mudando de cor até ficar roxo de raiva quando vê bolas perdidas a gol e frangos dos pobres goleiros! E como alguém sempre me diz: faz parte! e como a esperança do brasileiro nunca morre : rumo ao Hexa Brasil!

Nenhum comentário: